terça-feira, 16 de outubro de 2012





Olá Colegas, me chamo Luzethe, Sou Pedagoga da Escola "Asas para o Futuro" e criei esse blog para debater com os professores da escola a importância do currículo escolar. Comentários de alunos e professores de outras escolas serão bem vindos. Afinal, a educação é um aprendizado mútuo. 

O que é o Currículo Escolar?

 Sabemos que o Currículo é o principal elemento do processo pedagógico, pois ele viabiliza o processo de ensino aprendizagem, através dele fica definido o que ensinar, para que ensinar e como ensinar. 
 O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.
 Nas escola podemos trabalhos com três diferentes currículos ( O real, o oculto e o prescrito).
 
 
O currículo escolar ao mesmo tempo que é um conjunto de princípios e práticas ele reflete e recria uma cultura organizacional visando a intervenção e transformação da realidade . Sendo assim , a finalidade do currículo não é somente a propagação da cultura, mas a transformação social, deste modo fica claro que o currículo é mais que um cronograma das disciplinas, mas um instrumento regado de inspirações ideológicas e políticas.

O Currículo real denota aquilo que se faz na prática. O currículo é o caminho a ser percorrido durante o aprendizado e é elaborado de acordo com o pensamento pedagógico de cada época.O curriculo oculto contempla uma rede de suposições que visa determinar regras sobre a conduta dos estudantes.
O currículo oficial indica-se o que está determinado no papel, em programas, prospectos, etc., 
Já o Currículo prescrito é bem diferente dos demias, pode ser definido como um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.


Cabe a nós  professores e pedagogos, elaborar estratégias e metas para  organizar um currículo escolar, uma vez que  é preciso formar uma equipe, organizar o tema e as funções, avaliar o aspecto físico e a realidade institucional, ou seja, as pessoas envolvidas. O currículo escolar e o extra-escolar estão interligados porque é através das experiências prévias existentes que se dá a evolução.

Vou ressaltar aqui um pouco mais sobre o Currículo prescrito pois é muito almejado por maioria dos professores, o  mesmo já  que vem pronto para o professor executar, o livro didático também é assim. O professor precisa ver o livro didático como um apoio um norte e não algo que o torne refém dele.

O professor deve usar o livro didático como um recurso que irá auxiliá-lo em sua prática, proporcionando uma pedagogia emancipatória, de superação de uma cultura escolar excludente e de um pensar que passa pelo projeto curricular da escola. 


 
Sugiro aos meus colegas Leitores que entrem nestes links abaixo para obter outras informações sobre Curriculo Escolar , pois através do mesmo adquirimos mais conhecimentos e serve reflexão de textos sobre questões educacionais que vivenciamos a cada dia em nosso âmbito escolar, para pesquisa e complementação sobre o assunto:

 


Cabe a cada escola trabalhar da melhor maneira possível a variedade cultural que seus alunos trazem do meio social para a escola, pois seria um desperdício ignorar a diversidade cultural existente em nosso país.
 

VEJA ESTE VÍDEO
                                                                                 
Video muito enriquecedor sobre Curriculo Escolar.





E fica o desafio aos educadores, bem como os gestores de escolas:
Qual o papel fundamental do curriculo inserido na escola? Diferenças entre O Curriculo Real, Oculto e Prescrito?






Fonte:
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artemed, 2000.




Nenhum comentário:

Postar um comentário